quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Infusão para Tosse

A tosse é uma ação que o corpo toma para se livrar das substâncias, como poeira, bactérias, vírus e fungos, que estão irritando as passagens de ar na faringe, laringe, traqueia ou pulmões (Fonte: Wikipedia).
Geralmente, a tosse se apresenta como sintoma de problemas respiratórios, mas também pode estar associada a alergias, fumo e algumas doenças crônicas. É comum que a tosse venha acompanhada de catarro. Em outros casos, pode ser seca, ou seja, sem produção de muco.
Em muitas situações, a tosse pode ser tratada com chás e xaropes caseiros. O xarope de abacaxi, por exemplo, é bastante indicado para auxiliar na expectoração. A ANVISA recomenda o chá de chambápara curar a tosse em adultos e crianças. A seguir ensinaremos a preparar outra receita excelente para acabar com a tosse.

Você vai precisar de:

Modo de Preparo:

Misture todas as ervas e guarde em um recipiente com tampa. Na hora de preparar o chá, pegue 1 colher (café) da mistura, junte com 1 xícara de água fervente, deixe em infusão por 5 minutos e coe.

Posologia

Tomar 1 xícara do chá de 3 a 4 vezes por dia.

Xarope Para Tosse Alérgica

A tosse alérgica é uma reação natural do organismo a algum alérgeno. O que desencadeia a reação pode ser poeira, fumaça, fungos ou microrganismos, geralmente presentes no ar que respiramos.
Como a tosse, nesse caso, é causada por esses agentes, não há formação de muco como nas inflamações respiratórias. Por isso, a tosse alérgica é mais seca: sem produção de catarro e com a sensação de “garganta arranhando”.

Dicas Naturais Para Combater as Alergias

Existem medicamentos que ajudam a controlar a alergia, amenizando o problema. No entanto, como muitos deles podem agem no sistema nervoso central, alguns médicos preferem receitar formas menos agressivas de tratamento. Dependendo do tipo de alergia, medidas bem simples são fundamentais.
Primeiramente, é preciso cortar o que está causando a alergia. Quem tem crises constantes deve procurar um alergista e fazer exames para saber quais são os agentes da reação alérgica. Eu, por exemplo, tenho alergia pelo de gato. Adianta tomar remédio e continuar em uma ambiente cheio de pelos? Obviamente não.
Os médicos também recomendam que se beba muita água. Um estudo feito com mulheres mostrou que aquelas que bebiam bastante água apresentavam menos sinais alérgicos. A água tem papel importante nas reações alérgicas, porque atenua os sintomas e ajuda na desintoxicação. Bebendo de 8 a 10 copos por dia, é possível notar os resultados benéficos.

Xarope Para Tosse Alérgica

Usando alguns ingredientes naturais que melhoram a tosse e combatem as alergias, é possível preparar um xarope bastante eficaz. Você vai precisar de:
  • 1/2 xícara (chá) de folhas de eucalipto picadas
  • 1 xícara (chá) de água filtrada
  • 1 xícara (chá) de açúcar mascavo
  • 1 colher (sobremesa) de funcho
Os dois ingredientes ajudam na expectoração e o eucalipto combate as alergias. Para fazer o xarope, você deve, primeiramente, preparar um chá usando as folhas de eucalipto e as sementes de funcho. Despeje água fervente sobre eles, tampe e mantenha abafado por 15 minutos. Depois coe e coloque o chá ainda morno em uma panela juntamente com o açúcar. Leve para cozinhar e abaixe o fogo quando levantar fervura. Cozinhe até que o xarope engrosse. Espere esfriar e guarde em um vidro escuro.

Posologia

O xarope deve ser tomado da seguinte forma: uma colher (sopa) pela manhã, uma colher (sopa) à tarde e uma colher (sopa) antes de dormir. O tratamento deve ser seguido até que a tosse desapareça completamente.

Precauções

Por conter açúcar, o xarope não deve ser consumido por pessoas com diabetes. Nesses casos, é melhor tomar apenas o chá feito com o funcho e o eucalipto.


Xarope Para Tosse Seca

Você sabe por que tossimos? O ar é fundamental para a vida humana, mas para que ele seja aproveitado é necessário que seja filtrado e limpo. Por isso, existem cílios no interior dos tubos que conduzem o ar até o pulmão. Eles se agarram às partículas nocivas e impedem que elas cheguem aos alvéolos. No entanto, esse sistema de filtragem pode falhar.
Quando alguma “sujeira” chega ao pulmão, um mecanismo de defesa é acionado. Ele se enche de ar e os músculos envolvidos na respiração se contraem. Assim, o ar é expulso com uma espécie de “explosão”, levando consigo as partículas estranhas. Esse processo de limpeza mais intenso é o que chamamos comumente de tosse.
A tosse pode ser dividida em dois tipos: a seca e a produtiva. Como o próprio nome indica, a tosse seca não produz muco (catarro), mas a produtiva sim. A receita de xarope abaixo, feita com mel e orégano pode ajudar no tratamento da tosse seca, fazendo com que o organismo elimine o que está incomodando. Outra dica importantíssima é beber muita água, para hidratar o muco e facilitar a expectoração.

Você vai precisar de:

  • 1 colher (sopa) de mel puro
  • 1 colher (café) de orégano

Modo de Preparo:

Coloque os dois ingredientes em um recipiente de vidro e leve ao microondas para aquecer por alguns segundos. Esse processo também pode ser feito no fogão, em banho-maria. O ideal é que o mel fique morno.

Posologia

O xarope deve ser tomado morno, de 2 a 3 vezes por dia. Como as folhinhas secas podem irritar a garganta, vale a pena coar o mel antes de consumir.


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *